In God we trust

A ADORAÇÃO NA IGREJA PRIMITIVA

08-06-2011 11:32

 

 

Lição 10 – A adoração na igreja primitiva

 

 

                                                    A adoração dentro da história     i

 

Até aqui, temos visto como a adoração no antigo testamento envolvia lugares, objetos e pessoas especiais. Após a vinda de Jesus, esses fatores foram reinterpretados, e então a maneira como se adorava a Deus foi totalmente renovada.

 

Um novo local:

A adoração na igreja primitiva era prestada tanto no templo de Jerusalém quanto em casas particulares (At 2.46,47). Fora de Jerusalém, os cristãos prestavam culto a Deus nas sinagogas, enquanto isso lhes foi permitido. Quando lhes foi proibido utilizá-las, passaram a cultuar a Deus noutros lugares, geralmente em casas particulares (At 18.7; Rm 16.5; Cl 4.15; Fm v.2), mas, às vezes, em salões públicos (At 19.9-10). Na verdade, os cristãos da igreja primitiva já contam com uma nova realidade: os próprios cristãos são os verdadeiros templos do Espírito Santo (I Co 3.16).

 

Um sacrifício perfeito:

No culto prestado, não havia mais a necessidade de sacrifícios de animais. A igreja primitiva já reconhecia Jesus como sendo o sacrifício perfeito e definitivo. Nessa nova forma de culto, os cristãos ainda participam do corpo e do sangue do cordeiro imolado, mas agora representados simbolicamente pelo pão e pelo cálice (Mt 26.26-30; I Co 11.23-34).

 

Um único sumo sacerdote:

A figura do sacerdote também já estava ultrapassada. Há um novo caminho (Hb 10.19-22) e também um novo e perfeito sumo sacerdote, que intercede por nós, não havendo mais espaço para outros (Hb 7.28).

 

 

 

                                                    A adoração e a minha vida     i

 

Em Mateus 4.10, durante sua tentação, Jesus diz ao diabo – “ao Senhor Teu Deus adorarás e só a Ele servirás”, usando as palavras da Lei em Êxodo 20.4-5, quando Deus ordena ao povo de Israel: Só a Ele adoração e o culto.

O constante desígnio de Satanás é roubar aquilo que é devido a Deus – a adoração. Mesmo sabendo que fomos feitos para louvor e glória do Deus vivo, (Ef 1.12 - a fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que de antemão esperamos em Cristo), o inimigo tem tentado de todas as formas deturpar o culto a Deus, limitando-o em formas e costumes em acordo mais com culturas e padrões humanos do que com o coração de Deus. Assim foi com o povo de Israel, depois com a igreja. Sutilmente a idolatria a imagens foi se infiltrando no culto da cristandade e foi assim corrompendo o entendimento dos líderes e crentes em geral. A forma pagã e judaica de templo foi sendo imposta à igreja, fazendo assim com que os templos vivos que são os cristãos, fossem reduzidos a simples membros, na maioria “leigos“, que por dezenas de séculos de escuridão e inoperância foram dependentes de um sacerdócio externo para cultuar a Deus. De geração em geração, homens, imagens e ídolos de todas as formas se colocaram como intermediários daqueles que podem achegar-se com intrepidez ao Santo dos Santos através do novo e vivo caminho que é Jesus.

Cuidado com o ritualismo e a idolatria! Lembre-se que o Pai procura a verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade (Jo 4.23).

 

Por: Adriano Gonçalves

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.