In God we trust

A Palavra de Deus x a nossa palavra

18-10-2014 09:52

ESTUDO PG SOBRE A CARTA DE TIAGO

A Palavra de Deus x A nossa palavra.

Tiago 1:19-27

Perguntas de reflexão.

Você parou para pensar se pode alguém falar da palavra de Deus sendo que seu coração não está completo dela?

O que acontece com as palavras de uma pessoa cujo o coração está cheio de malicia e de maldade?

Introdução

Talvez por conta das eleições, tem se falado muito no poder das palavras. A palavra tem o poder de entrar e alcançar a nossa alma, nesse alcance, ela tanto pode massagear como também ferir a nossa alma. Na maioria das vezes as palavras entoadas pelo ser humano ferem, mas há aqueles que já foram também instrumentos de Deus para massagear a nossa alma com palavras boas, alias Deus também gosta de falar! A bíblia é a prova disso, pois é a declaração de sua vontade ao ser humano.

Na prática:

Algum dia você já esteve frente a frente com alguma pessoa persuasiva e que usada de seu poder de persuasão lhe deixou: triste, alegre, constrangida(o) ou lhe fez chorar ou sorrir? (interaja com os jovens, peça para eles responderem). Sabemos que a Palavra de Deus é poder, consequentemente poderosa quando a colocamos frente a frente conosco. Ela também tem que provocar em nós os mesmo sentidos: choro, alegria, constrangimento, tristeza.

Tiago fala que a Palavra de Deus salva a alma (Tg 1:21) Deus não salva por meio de sacrífico de animais (Hb. 9:11-12) nem pelas obras (Ef. 2:8-10) apesar das obras serem “frutos” do exercício de nossa fé como vimos no ukltimo PG. Sendo assim, a ordem bíblica é que preguemos a Palavra para que os nossos amigos sejam salvos do inferno. Devemos tomar cuidado para não falharmos na pregação da Palavra, devemos pregar a tempo e fora de tempo (2Tm 4:2). Você tem feito isso? Você tem falado mais do que, ou de quem em suas conversas com seus amigos? A Palavra de Deus tem sido assunto de sua roda de amizades?

As nossas palavras devem ser ponderadas, produzidas pelo conhecimento da Palavra de Deus (Tg. 1:22), com isso, Tiago orienta a todo cristão ser pronto para ouvir e tardio para falar (Tg.1:19). Pergunte: “Porque é importante ouvir bem antes de falar?”

Com certeza eles iram responder com base no outro, individuo. Mas aqui eu queria que você orientador do PG se esforça-se em dizer que também é importante ouvirmos mais a Palavra de Deus, pois quanto mais ouvimos (lermos) melhor qualificados estaremos para falarmos dela, e não ficaremos só na “teoria” mas falaremos, e quando falarmos da Palavra (pois estamos cheio dela) falaremos sem ira.

Todos nós antes de falarmos devemos nos despojar de nossa ira (Tg 1:21). A ira e a palavra precipitada formam um ciclo vicioso, quanto mais palavra precipitada mais ira, quanto mais ira mais palavras precipitadas. Mas é possível para nós jovens crentes falarmos irados? Deus permite isso? Deus se agrada disso?

Para isso a bíblia fala da possibilidade de uma ira justa (Ef.4:26) uma espécie de indignação, mas essa não pode dar lugar ao diabo (Ef 4:27) ela deve ser dominada para que não cause danos maiores do que a que gerou. Será que conseguimos mesmo dominar a nossa ira? Como alcançar esse nível de irar e não pecar e ainda expressar em palavras? As minhas palavras em ira já não são pecados?

Quando estamos cheios da palavra de Deus e menos de nossas palavras, as nossa expressão verbal deixa de ser nossa e passa a ser a de Cristo, por isso, eu posso até ficar indignado e não pecar, foi o que aconteceu com Cristo ao ver os cambistas no templo.

Conclusão:

Fazendo uma correlação entre a Palavra de Deus e a nossa podemos dizer que a Palavra dele é viva e eficaz (Hb.4:12). Quanto mais falamos da Palavra de Deus, mas as pessoas se tornam abençoadas. As nossas palavras são deficientes e devem ser cheias de cuidados e vigilância. Se a semente da Palavra de Deus estiver plantada em nossos corações, o resultado é que nossas conversas edificará aos que nos ouvem, mesmo sendo estas, conversas seculares, tais como: futebol, politica, cinema, cultura, arte, sociedade e etc.

Suas palavras tem abençoado pessoas? Tem recuperado o animo do desanimo? Tem apresentado aos homens a verdadeira religião?

Que Deus abençoe seu grupo de estudo e reflexão.

Pr. Ricardo Campos

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.