In God we trust

Acepção de pessoas

18-09-2014 09:59

ESTUDO PG SOBRE A CARTA DE TIAGO

Acepção de pessoas

Tiago 2:1-13

Perguntas de reflexão.

Você deve ter lido ou assistido uma matéria sobre a torcedora do Gremio que ofendeu com palavras o goleiro do Santos.

Sinceramente, qual foi a sua reação ao ver as imagens? Você a julgaria como condenada? Ela de fato errou, ou a mídia teve influência em seu julgamento?

O nome encontrado para tal atitude é racismo, preconceito de cor, raça, credo, posição social e cultural. Agora, em outras palavras utilizaríamos acepção de pessoas também, afinal, houve uma discriminação afirmando que essa pessoa não pertence a tal classe.

Porque existe acepção de pessoas? Pode haver acepção de pessoas dentro e fora das igrejas? Uma questão talvez mais simples é Deus é preconceituoso? Agora, se somos feitos a imagem e semelhança de Deus, porque o homem é preconceituoso então? A resposta esperada para essa pergunta é a influência do pecado em nossas vidas

Introdução

Tiago aqui levanta um problema de ordem interna de muitas igrejas e muitos ministérios de jovens e adolescentes por ai, o problema das diferenças sociais, culturais, morais, éticas entre os jovens. Tiago enfatiza a ética cristã. Não formar nossos “grupinhos” deve ser a nossa opção como servos do Senhor.

Na prática:

A bíblia nos ensina que Deus não vê o exterior do homem, mas o seu coração, afinal o que a bíblia quer dizer com isso? Através dessa afirmação de Deus poderíamos combater a acepção de pessoas?

Sim, pois esse é o caráter de Deus, o qual deseja que o nosso também seja assim. Deus jamais agiria com preconceito ou acepção de pessoas (Rm2:11; Ef.6:9; Cl.3:25; At.10:34). Deus deseja que todos se salvem, a discriminação passa longe do caráter de Deus.

Peça que alguém leia o texto de ITm2:3-6 e pergunte: No ceu haverá lugares diferentes para as pessoas, conforme sua cor, raça e posição social? Após a resposta negativa (assim espero) pergunte, porque então escolhemos as pessoas para qual levamos a mensagem de salvação do Senhor? Estamos evangelizando gays, prostitutas, doentes, moradores de rua, ricos... etc?

A impressão que temos ao ler o texto de Tg.2:5-7 é que os cristãos daquela época estavam dando mais atenção aos ricos do que aos pobres, por isso ele faz algumas perguntas e afirmações afirmando que os pobres precisam do mesmo amor.

Não é possível imaginarmos nos dias de hoje um ministério de jovens e adolescentes fechado em um determinado grupo, os cultos, os PG’s, evangelismos realizados em ruas, acampamentos, todas essas atividades devem estar forradas de jovens sendo eles uns bem diferentes dos outros, o evangelho deve alcançar a todos, pois o nosso relacionamento deve estar baseado em três princípios:

1.    Amor ao próximo – Deve ser evidenciado em obediência e submissão a Palavra de Deus (Tg.2:8).

2.    Não devemos violar este mandamento – Violar um mandamento é desobedecer o próprio Deus, e faz com que a pessoa se torne culpada diante dele (Tg.2:9-11).

3.    Justiça e amor – Aqui nos traz a responsabilidade de tratarmos todas as pessoas com dignidade (Tg.2:12-13).

Conclusão:

A luz de Tiago podemos concluir que acepção de pessoas é um pecado contra o mandamento do amor (Tg.2:8-9).  Tiago dá ênfase a dois verbos, falar e proceder (v.12), repare que os verbos estão no tempo presente, enfatizando que a maneira de “falar” e “proceder” deve ser a nossa conduta.

Vamos falar e proceder de maneira correta para que o nosso PG se multiplique. Vamos fazer o exercício de olhar para o nosso PG e ver se há pessoas diferentes de nosso ciclo de amizade, se há, legal! Parabéns! Se não há, vamos orar para que na próxima semana venhamos a convidar novos.

Que Deus abençoe seu grupo de estudo e reflexão.

Pr. Ricardo Campos

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.