In God we trust

Conflitos? Isso existe?

29-10-2014 09:56

ESTUDO PG SOBRE A CARTA DE TIAGO

Conflitos? Isso existe?

Tg. 4.1-10

O meu desejo para este pequeno estudo, é que você passe a seguinte ideia aos integrantes de seu PG. Todas as vezes que houver um envolvimento com o ser humano, haverá por natureza também um conflito. Mas que a nossa vontade sempre seja de alvejar relacionamentos harmoniosos e pacíficos, bem como em evitar conflitos e empenhar-se efetivamente na soluções deles.

Introdução.

Quanto a origem dos conflitos interpessoais Tiago inicia sua argumentação com uma pergunta e responde com uma outra pergunta (Tg.4:1). É logico que a origem das contendas estão em nós mesmos, através de nossa carne. Vimos que o próprio Tiago no capitulo 3 já dava alguns indícios dessas contendas: a língua descontrolada (Tg.3:1-12) e a sabedoria terrena como vimos no nosso ultimo encontro (Tg.3:13-18).

Por exemplo, o que vc acha a respeito desses conflitos de natureza interpessoal que surgiram no decorrer dessa semana por conta das eleições, são conflitos gerados pela língua (dedos-internet) e pela sabedoria terrena? Toda a origem de uma guerra e dos pequenos conflitos interpessoais se encontra no interior humano, por isso a pergunta de Tiago: ”De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?...”

Na prática:

Sabendo que origem dos conflitos partem do coração humano, faça a seguinte pergunta: Qual é o meu “ponto fraco” pra eu entrar em um conflito? Será que eu tenho essa consciência que a minha natureza pecaminosa tende a gerar conflitos? Há algum conflito que eu poderia ter evitado?

O fato é que nossos conflitos interpessoais geram frustrações espirituais (Tg.4:2-3); infidelidade espiritual (Tg.4:4). Alem disso, importante é termos a consciência que de fato haverão conflitos em nossas vidas, no entanto, precisaremos resolve-los. Tiago já dá a dica para resolvermos os conflitos mediante a nove verbos que expressam ordens: 1. sujeitai-vos (Tg.4:7) – Você tem essa coragem de se sujeitar? Ou seja, se alinhar sobre a autoridade de alguém. 2. resisti (Tg. 4:7) – O verbo implica uma ação urgente, na qual o crente se mostra sujeito a Deus. Tecnicamente como posso resistir ao Diabo em um conflito? Espera-se como resposta evitando o conflito, pois o diabo insiste em nos colocar em conflito. 3. Chegai-vos (Tg.4:8) – aproximação de Deus; 4. Purificai (Tg.4:8) – Purificação pessoal; 5. Limpai (Tg.4:8) – limpeza interior; 6. Afligi-vos, lamentai e chorai (Tg.4:9) – arrependimento verdadeiro; 7. Humilhai-vos (Tg.4:10) – humilhação perante Deus.

A bíblia aponta a solução, colocando todas as ações em forma de ordem. Deus não sugere as soluções, Ele ordena o comportamento que conduz a solução. Será que os nossos comportamentos estão dentro do perfil da solução? Os meus comentários na internet geram conflitos? Das 7 indicações quais as mais difíceis de fazer?

Conclusão:

A tendência humana é ver num conflito existente a culpa do outro. A bíblia nos leva para outra direção: os conflitos se originam em nós mesmo, mostram seus efeitos externamente e só podem ser solucionados através do amor, obediência e santidade. A vitória ou derrota em nossos conflitos, vai depender de quem estamos melhor alimentando o nosso coração, qual a natureza alimentamos melhor: a antiga, pecaminosa, ou a nova, em Cristo?

Que Deus abençoe seu grupo de estudo e reflexão.

Pr. Ricardo Campos

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.