In God we trust

Dois tipos de sabedoria

22-10-2014 09:55

ESTUDO PG SOBRE A CARTA DE TIAGO

Dois tipos de sabedoria

Tg. 3:13-18

O meu desejo para este pequeno estudo, é que você passe a seguinte ideia aos integrantes de seu PG. Há um significado diferente entre a sabedoria humana e a sabedoria divina. Comece o seu PG com a seguinte questão: Do ponto de vista do conhecimento só Deus é absolutamente sábio. O que dizer das pessoas que são reconhecidamente detentoras de grandes saber? Elas são ou não são sabias? Pra vc o que é ser sábio?

Introdução.

Perdemos muito tempo de nossas vidas com coisas tolas! Somos advertidos a não levar a vida na insensatez (Ef.5:14-17), mas vivermos de maneira sabia (Sl.90:12).

O autor marxistas Milan Machovec diz que a maioria dos homens sofre do vazio da vida e procura compensa-lo indo de um divertimento a outro, de uma atividade a outra, e ainda assim não cansam de reclamar porque não se livram do vazio do tédio. Essas pessoas vivem sem o dialogo interior, forma que o autor descobriu para falar da ausência da oração e da fé (o que produz “homens sem si mesmos”), coisa que o materialismo tirou das pessoas ao tira-lhes a ideia de Deus e a possibilidade de contatá-lo através da oração. Por sua vez Paulo e Tiago falam que o cristão acha na oração um caminho de sabedoria ao receber o auxilio do Espirito Santo e pode chegar a Deus pelo dialogo interior, desta forma, entendemos a vontade de Deus para as nossas vidas (Rm8:26-27; Tg.1:5). Ser sábio é entregar tudo a Deus em oração!

Na prática:

A sabedoria é prudência, isto é, procura equilíbrio, horror a excessos, conforme nos ensina provérbios (Pv.10:19; 17:27). Ao mesmo tempo ser sábio é dar mostras de discernimento nas escolhas e guardar reservas em todas elas. Podemos afirmar que a sabedoria possui um fundamento religioso (Sl 111:10; Pv.9:10). A religião não caminha apenas nos cultos, mas sim nas atitudes amadurecidas, no temor devido a Deus. O sábio é o homem piedoso por excelência (Jó 42:8). Com base nesta afirmação pergunte aos participantes, pode acontecer que um homem não religioso seja sábio, ou somente a religião pode produzir sabedoria?

A religião não! Mas só o verdadeiro Deus pode dar-nos a verdadeira sabedoria. A sabedoria terrena é descrita como demoníaca. Assim como o Espirito Santo nos convence para o bem e a santidade, o diabo a todo tempo procura convencer o homem e a justificar suas ações erradas, por exemplo: quantas explicações ouvimos dia após dia na politica por homens “sábios”. É possível ser sábio na politica? Não seria ela tão corrupta, ou melhor, cheia de sabedoria terrena a ponto de não mais um cristão participar com tanta sabedoria? Este cristão pode ser influenciado pela sabedoria terrena?

E como seria a sabedoria vinda dos altos céus?

A sabedoria vinda dos altos céus tem as seguintes características: é pura, tratável, pacifica, indulgente, plena de misericórdia e cheia de bons frutos. Uma vida sabia produz algum tipo de fruto. Quais os frutos que sua vida em sabedoria tem produzido nos dias de hoje? Será que somos realmente justos (Tg.5:18)?

Pelas características gerais descritas de sabedoria, podemos afirmar que a verdadeira sabedoria é antes de tudo um conceito pratico, é um conhecimento que não nasce da especulação, da curiosidade, ninguém é sábio por ser apenas curioso, mas é sábio pela experiência. Geralmente os idosos possuem porque já passaram pelo curso da existência, por isso podem nos oferecer bons conselhos.

Conclusão:

A sabedoria em sua essência é o respeito ao Senhor e o levar Deus a sério, obedece-lo aqui na terra, sempre clamando a ele através de orações para que nos encha de sabedoria em nossas decisões.

Que Deus abençoe seu grupo de estudo e reflexão.

Pr. Ricardo Campos

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.