In God we trust

O que deve ser valorizado por mim

02-09-2014 10:01

ESTUDO PG SOBRE A CARTA DE TIAGO

O que deve ser valorizado por mim.

Tiago 1:9-11

Perguntas de reflexão.

1.    O que tem valor pra você hoje?

2.    Eu estudo/trabalho muito para ter uma boa qualidade de vida (rico), ou eu estudo/trabalho para abençoar o reino de Deus? Prove isso.

3.    Você conhece alguém que tem tudo (felicidade, dinheiro, beleza...) e não serve a Deus? E mesmo assim “aparentemente” é feliz.

 Introdução

No ultimo encontro vimos que as tribulações e sofrimentos são como ferramentas que Deus usa para o nosso próprio crescimento. Por mais que venha de Deus, é sempre algo doloroso. Diante desta realidade, uma pergunta que pairava na mente dos leitores de Tiago era: “Valeu a pena ter crido em Cristo e agora estar sofrendo perseguições, fome e pobreza?” leia e tente entender o sentimento de Asafe em Sl 73:13.

Questões da vida que julgamos ser atingidos e outros que não servem a Deus passam bem longe. Como nos sentimos diante de situações como essas?

1.    Quando enfrentamos as dores de relacionamentos quebrados.

2.    Quando perdemos um emprego ou não passamos em um vestibular.

3.    Quando sobra o mês e falta a grana.

4.    Quando recebemos um diagnostico medico não muito agradável.

Na prática:

Importante sabermos que a pobreza não é má e não é resultado de incredulidade, se sou pobre isso não significa que não tenho fé. Por outro lado, a riqueza também não é tudo e não é pecado também. Possuir bens, ser rico não implica em pecar. O amnor ao dinheiro que é a raiz de todos os males (ITm 6:9;17-19).

O grande problema está nas moedas que mais valorizamos em nossa sociedade, são elas: Riqueza, beleza e inteligência. Para Tiago isso tudo não tem valor algum (Tg. 1:11). Quando passamos dessa vida para a eternidade, lá nada disso terá valor. Por essa razão para Deus essas moedas não tem valor. Mas afinal, o que é valor para Deus? O valor para Deus está em que nos orgulhamos. Pergunte ao grupo. Em que você se orgulha? A melhor resposta está no vers. 9 “gloria-se (orgulha-se) na sua dignidade.”

Conclusão:

Há um motivo significante para nos orgulharmos, e para sabermos devemos olhar para nós do mesmo modo como Deus o faz. Jesus, no sermão do Monte, disse “Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus (Mt. 5:3).

Você se orgulha da sua posição em Cristo? Afinal, somos justificados mediante a fé e temos paz com Deus.

Você se orgulha da esperança que Deus lhe dá? Afinal, Ele prometeu passarmos a eternidade com Ele.

Você se orgulha da sua dignidade em meio as tribulações? Afinal, eu aprendi que isso faz parte do projeto de Deus para minha vida, e me faz crescer e perseverar.

Se você se orgulha somente disso, você está de parabéns! Agora se seu orgulho u dignidade está em outras condições, você precisa rever seus conceitos.

Você se orgulha do seu status: Profissional, sentimental, familiar, financeiro estético etc. Repense quais são os seus valores? As suas moedas deverão ser mudadas.

Talvez nessa vida você não vá ter dinheiro, o carro, a casa, o namorado (a), a beleza que você gostaria, mas lembre-se: seus valores acabam definindo sua agenda, suas prioridades e seus procedimentos.

 

Que Deus abençoe seu grupo de estudo e reflexão.

Pr. Ricardo Campos

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.