In God we trust

O valor das provações

08-08-2014 10:06

ESTUDO PG SOBRE A CARTA DE TIAGO

O valor das provações

Tiago 1:2-8

Perguntas de reflexão.

1.    Você já se sentiu provado?

2.    Qual a diferença que você faz entre provação e tentação?

3.    Como pode uma ação de Satanás ser entendida como provação?

Introdução

Dividir em grupos conforme o facilitador entender, cada grupo estudará as fases de nosso estudo.

Grupo 1.

1.    Por que as pessoas não sentem alegria na provação?

2.    Que diferença existe em procurar o Deus da benção, e não as bênçãos de Deus?

3.    O que acontece com o jovem crente que consegue avistar bênçãos em todas as circunstancias da vida, mesmo em meio às dificuldades?

Na prática:

Diversas são as fontes que promovem as provações na vida de um jovem, as provações ao contrário que muita gente pensa, podem vir diretamente de Deus, no caso de Jó por exemplo (Jó 1:6-12). Deus monitora cada uma dessas provações visando a nossa edificação.

Habacuque: A disposição do profeta era louvar ao Senhor a todo custo (Hc 3:17-19). Ainda que a esterilidade prevalecesse, Habacuque louvaria ao Senhor. No versículo 18 o segredo do profeta é revelado: o motivo de sua alegria estava fixado em Deus.

Passar em um concurso ou no vestibular em uma federal é uma benção de Deus, bem como ter um(a) namorado(a), noivo(a) e marido (esposa). Como o jovem pode diferenciar isso? Caso ele não tenha nenhuma benção física para contar. Como ele na prática deve colocar a fonte de sua alegria? Nas bênçãos que Deus oferece ou no Deus que oferece as bênçãos?

Se por ventura eu não tiver nenhum desses itens acima mensurados na minha vida, significa que não sou abençoado?

Conclusão:

Erramos o alvo quando fazemos da dádiva divina o nosso deus. Erramos, também, quando a busca da bênção é o fator que motiva nossa ida aos cultos. Deus deve ser a razão do nosso culto, a finalidade exclusiva do nosso serviço, o motivo supremo da nossa alegria.

 

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.