In God we trust

OS SALMISTAS

08-06-2011 11:28

 

 

Lição 8 – Os Salmistas

 

 

                                                                        A história bíblica     i

 

Os salmistas foram pessoas de diferentes épocas e diferentes contextos de vida, desde reis até músicos levitas (descendentes de Levi e responsáveis pelo serviço de culto). Seus salmos (poemas ou canções) foram usados especialmente no culto público a Deus.

O livro dos salmos contém 150 salmos, e são atribuídos aos seguintes salmistas: Davi (aproximadamente metade dos salmos é de autoria do rei Davi), Salomão, filhos de Coré, Asafe, Etã e Moisés, além de alguns salmos anônimos.

Os salmos correspondem a um período de aproximadamente 850 anos, desde Moisés até o exílio babilônico, embora o livro não siga uma linha cronológica. Seus temas são variados, pois também correspondem a diferentes situações em que se encontravam os autores salmistas, desde momentos de angústia (por ex. salmo 51) até momentos de alegria (por ex. salmo 32).

 

 

                                                    A adoração dentro da história     i

 

Esta grande coleção de cânticos e orações expressa o coração e a alma da humanidade. Neles, toda a gama de experiências humanas é expressa. Não existe clichê neste livro. Davi e os outros escritores honestamente externaram seus verdadeiros sentimentos, refletindo uma dinâmica e poderosa amizade com Deus, capaz de trazer mudança de vida. Os salmistas confessaram seus pecados, expressaram suas dúvidas e seus temores, pediram ajuda a Deus nos tempos de dificuldades, louvaram-no e adoraram-no.

Os salmistas foram crentes que clamaram a Deus das profundezas do desespero e cantaram nas alturas da celebração. Mas estivessem desesperados ou felizes, os salmistas compartilharam sentimentos honestos com o seu Deus.

 

 

                                                    A adoração e a minha vida     i

 

Por causa da sinceridade expressa pelos salmistas, ao longo da história, homens e mulheres tem recorrido repetidamente aos Salmos, para encontrar conforto em tempos de luta e angústia. E, como os salmistas, tais pessoas são erguidas do abismo do desespero para novas alturas de alegria e louvor, ao descobrirem o poder do eterno amor e perdão de Deus.

Na realidade, somente quando os verdadeiros sentimentos e emoções são compartilhados, as pessoas podem ser conhecidas, amadas e ajudadas de verdade.

Muitas pessoas se questionam como Davi poderia ser citado como um homem segundo o coração de Deus, tendo em vista os grandes pecados que cometeu em sua vida. Na verdade, poucos são os homens que conseguiram rasgar a sua alma diante de Deus com tamanha sinceridade, seja no momento do pecado, seja no momento da celebração. Devemos nos lembrar que o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração - I Sm 16.7b.

A verdadeira adoração só flui de um coração honesto consigo mesmo e com Deus. Deixe a sinceridade dos salmistas guiar você a um profundo e genuíno relacionamento com Deus!

 

Por: Adriano Gonçalves

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.