In God we trust

A RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO

08-06-2011 11:29

 

 

Lição 9 – A reconstrução do Templo

 

 

                                                                        A história bíblica     i

 

O povo de Israel adorou por muito tempo no tabernáculo, que era uma grande tenda. O tabernáculo era sempre levado nas viagens dos israelitas.

Salomão foi o primeiro a construir um Templo fixo para o Senhor. Ainda que os israelitas não acreditassem que o glorioso Templo de Salomão pudesse ser destruído, os babilônicos o saquearam e incendiaram. Na ocasião, o povo de Judá foi levado cativo para a Babilônia por 70 anos. Logo após esse período, o rei Ciro, da Pérsia, permitiu que o povo retornasse a Jerusalém, sua terra natal. Qual seria a primeira tarefa dos judeus? Reconstruir o Templo outrora destruído – Esdras 1.

O povo retornou em três ocasiões específicas. Na primeira, um grupo de 50.000 pessoas sob a liderança de Zorobabel. Na segunda, 2.000 homens e suas famílias sob a liderança de Esdras. Por fim, um terceiro e pequeno grupo sob a liderança de Neemias.

Foi Zorobabel, então governador de Judá, quem liderou a reconstrução do Templo.

Apesar do período em cativeiro, o povo judeu parece não ter aprendido a lição. Alguns dos profetas bíblicos trabalharam exatamente no período pós-exílico. São eles: Ageu, Zacarias e Malaquias. Ageu e Zacarias repreenderam o povo por seu fracasso quanto à reconstrução do Templo, que só foi concluído após 20 anos. Malaquias os confrontou por sua negligência em relação ao Templo, e sua adoração falsa e profana.

 

 

                                                    A adoração dentro da história     i

 

Os judeus precisaram continuar sendo confrontados após o retorno à sua terra natal e início da restauração do Templo. Veja os principais erros apontados pelo profeta Ageu:

     - o povo vivia em belas casas, enquanto o Templo permanecia inacabado – Ag 1.4-9.

     - continuaram a reconstruir o Templo, mas com mãos contaminadas pelo pecado – Ag 2.14-15.

 

A restauração do Templo foi concluída no ano 516 a. C. Porém, a prática da adoração também estava comprometida. Veja os principais erros apontados pelo profeta Malaquias:

     - os sacerdotes sacrificavam de maneira desprezível a Deus – Ml 1.7-8.

     - os homens divorciavam-se de suas esposas fiéis para se casarem com mulheres pagãs mais jovens – Ml 2.13-17.

     - os judeus roubavam a Deus nos dízimos e ofertas, e entendiam que os ímpios eram mais felizes – Ml 3.8-15.

 

 

                                                    A adoração e a minha vida     i

 

Facilmente podemos incorrer nos mesmos erros que os judeus. Algumas lições para hoje:

     - a obra e a causa de Deus tem prioridade. Nossos próprios interesses devem estar em segundo plano e devem ser subjugados aos interesses do Espírito Santo.

     - servir a Deus exige santidade. Mesmo bons trabalhos serão comprometidos quando realizados por mãos impuras. Somente a limpeza do perdão do Senhor pode tornar alguém apto a servi-lo e adorá-lo.

     - a oferta dedicada ao Senhor deve ser as primícias, nunca aquilo que está sobrando. Isso se refere ao dinheiro e principalmente ao nosso coração.

     - o casamento e a família são formas de adorar a Deus. Ele busca uma descendência de adoradores, e, neste propósito, nossa família tem um papel fundamental.

 

Por: Adriano Gonçalves

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.