In God we trust

A nossa língua sem controle é um perigo!

16-10-2014 09:53

ESTUDO PG SOBRE A CARTA DE TIAGO

A nossa língua sem controle é um perigo!

Tg. 3:1-12

“Com ela bendizemos ao Senhor e pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus”

O meu desejo para este pequeno estudo, é que você passe a seguinte ideia aos integrantes de seu PG. Tudo o que se fala tem uma consequência, e tudo o que se fala deve abençoar quem nos ouve. Lembre-se que a fala também pode ser escrita (internet).

Se você sentir seguro, faça a brincadeira do “telefone sem fio” como um quebra-gelo.

Introdução

Não sei se você já percebeu, mas o assunto “falar” é um tema importante para Tiago, uma vez que ele faz menção ao assunto em todos os capítulos (1:19,26; 2:3,12; 3:1-12; 4:11; 5:9).

Este pra mim é um dos pecados mais fáceis para se praticar, uma vez que não precisamos de uma condição externa, por exemplo: uma arma para roubar, uma pessoa interessada para adulterar, é simplesmente fácil pois a nossa língua está intimamente relacionada com a nossa mente, nós pensamos com palavras.

Na prática:

Como o nosso falar evidencia quem de fato somos? Através de nosso falar podemos nos mostrar como cristãos? As palavras são símbolos da condição espiritual de uma pessoa, dessa forma, afirmo que ela pode evidenciar se de fato somos cristãos. A fé autentica produz mudanças em nossos comportamentos, sendo assim, produz grande mudança em nosso falar.

Logo quando nos convertemos, entramos automaticamente em um processo de crescimento, somos geração de Deus (Tg.1:18), assim como um filho traz as marcas genéticas de seus pais, as quais se evidenciam a medida que ele cresce, logo se somos filhos de Deus, vamos trazer marcas de Seu caráter. Os pecados cometidos pelo falar são os mais difíceis de abandonar, se você domina a sua língua, parabéns você está próximo de sua maturidade espiritual. Peça exemplos que evidenciem a maturidade do cristão. Como dominar a minha língua se vejo uma injustiça? (um post mentiroso, ou uma fofoca que chega até mim)

Tiago usa dois exemplos interessantes: Freio na boca: um pequeno instrumento para controlar o animal e conduzi-lo todo, não só a boca. Leme do navio: comparand-o ao navio ele é muito pequeno, mas uma vez que o capitão direciona o leme, todo o navio vai para o lugar desejado. Se controlarmos a nossa língua, toda a nossa vida vai estar sob controle. É nesse sentido que o nosso falar evidencia a santidade. Dois outros exemplos que focalizam isso são IPd. 3:10 e Sl 15:1-4. Será que somos capazes de domar a nossa língua? Como deve ser a luta para domarmos a nossa língua?

A língua é potencialmente destrutiva, mas também edificante (Tg.3:5,6,9) peça exemplos da língua sendo potencial de destruição e de edificação. O caráter de uma pessoa muitas vezes reflete os seu falar, e determina se haverá benefícios para ela, assim como para os que cercam (Pv.18:21; 13:3; 11:9-11). A língua é capaz de louvor mais alegre, mas também de crueldade mais devastadora. Você conhece alguém que colocou tudo a perder por conta de uma palavra? Ou alguém que ganhou muito, pois soube colocar a palavra certa na hora certa?

O homem consegue dominar vários tipos de animais, mas não consegue dominar a sua própria língua, diferente dos animais a nossa língua é indominável! O que fazer quando se convive com algo indominável? Pedir para que Deus a controle por nós, que Ele controle o nosso falar (Tg. 3:7-9; Sl.141:3).

Precisamos tomar cuidado com o nosso falar, pois ele afeta negativamente aquilo que é bom (Tg.3:10-12). As perguntas nos versos 11 e 12 exigem de nós uma reposta negativa. Se fosse possível jorrar dois tipos de agua da mesma fonte, uma doce e outra amarga, qual o gosto de agua você iria sentir? O doce ou amargo? O amargo é claro! Pois o ruim estraga o que é bom! Dessa forma, não adianta nada dizermos: “Eu fui a igreja, adorei ao Senhor, louvei, mas sabe a roupa do fulano, estava ridícula...” Pronto, estragou tudo. A fofoca e os comentários na internet estragam o que você fez em busca de uma vida santa. Precisamos saber controlar nossa língua.

Conclusão:

Em alguns shoppings, salas de esperas, bancos e outros lugares há sempre uma plaquinha amarela com os dizeres: “Cuidado! Chão molhado e escorregadio” Será que não deveríamos ter uma placa dessa em nossa boca? Nossa língua está colocada em um lugar “molhado e escorregadio”, e facilmente ela fala o que não deve ou fala além do que deve. É impossível ser um cristão autentico se o nosso falar não estiver marcados pelos princípios e pelo o caráter de Deus.

Que Deus abençoe seu grupo de estudo e reflexão.

Pr. Ricardo Campos

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.