In God we trust

Fé e Obras

24-09-2014 10:00

ESTUDO PG SOBRE A CARTA DE TIAGO

Fé e Obras

Tiago 2:14-26

Perguntas de reflexão.

Pergunte ao grupo. Imagine que você foi preso exatamente por ser cristão. Que tipo de evidencia seria usado para provar esta “acusação”? Se alguém lhe pedisse provas da sua fé em Jesus Cristo, o que, além de palavras, você apresentaria a essa pessoa?

Antes das respostas deles, inicie o assunto dizendo: Você acreditaria em uma pessoa que se diz eletricista, mas não consegue trocar uma lâmpada? Você acreditaria em um homem que diz ser um excelente piloto, mas não consegue estacionar o carro em uma garagem? Ou então, em alguém que se diz matemático, mas não sabe o resultado de 8x8?

Tiago também quer saber como é que uma pessoa pode dizer que tem fé, mas não possui uma obra, nem uma sequer para provar essa fé! O problema é muito sério!

Palavra do Pastor

Este estudo pode trazer muitas questões teológicas em seu PG, vale apena relembrar, este não é o local de debates teológicos, no entanto, desejo que você líder reforce o pensamento doutrinário batista de que a “as obras não produzem fé, mas a fé produz as obras, e as obras confirmam a nossa fé”.

Com esse pensamento em mente, você conduzirá este estudo doutrinário no caminho correto como ele deve ser. Não aceite e nem deixe fluir opiniões contrárias, ou criticas de que Tiago se opõe ao apostolo Paulo, isso é mentira! E um argumento de calvinistas e reformadores para anularmos o poder das obras através de nossa fé.

Introdução

O versículo 14 é o versículo chave para o nosso estudo. Tiago deseja saber como uma pessoa sem obras pode dizer que está salva? Os calvinistas e reformadores de plantão usam este versículo para distorcer o pensamento de Tiago, afirmando que o apostolo Paulo diz que pela fé somos salvos. Tiago inicia o seu paragrafo fazendo uma pergunta, uma pergunta não é uma afirmação, uma pergunta apenas chama ou espera uma resposta. Tiago não está pregando salvação pelas obras, contradizendo assim o apostolo Paulo.

Lembre-se que Tiago escreveu sua carta aos cristãos de sua época, Tiago dirige sua pergunta a alguém que defenda a “fé somente”.

Na prática:

Como vimos na semana passada sobre acepção de pessoas, discriminação, racismo, tudo isso para Deus tem o mesmo peso. Para Tiago um jovem que tem apenas “fé”, mas a prática da obra não exercita, seja na igreja ou em outro lugar a salvação dele é questionável. Veja os versículos de 15-17, parafraseando ficaria assim: “Se um jovem de nossa igreja necessita de um abraço, está carente de amigos e no final do culto você o vê triste no canto sozinho, e você desvia seu caminho para não ficar frente a frente com ele, o que adianta eu dizer que tenho fé? Versículo 17: “Assim também a fé, por si só ela é morta.

Algum jovem pode até dizer, mas eu oro por ele. Mas o necessitado não está precisando de oração, e sim de auxilio material e físico. Observe que Tiago não está falando de alguém que precisa de um carro, ou então como é a realidade de BSB, passar em um concurso público, mas ele está falando de gente na igreja que não tem o pão de cada dia e roupa suficiente para se cobrir do frio, ou então, de um simples abraço ou ser acariciado por sua amizade.

Ouvindo os conselhos de Tiago, qual deve ser então a nossa atitude referente aos jovens e adolescentes de nossa igreja carentes de amizade? Há jovens assim em nossa igreja?

Interessante como Tiago trabalha a fé, ele diz no versículo 19 que até os demônios creem. A fé dos demônios é mera apreensão intelectual, ou seja, é um simples reconhecimento de uma verdade. Na época de Jesus (assim como nos dias de hoje) muitas pessoas acreditaram quem Ele era, mas nem por isso se tornaram seus discípulos (Jo 6:14-15). O próprio Pilatos declarou a inocência de Jesus Cristo acreditando nEle (Jo 18:38; 19:4). Resumindo: a “fé demoníaca” é aquela que apenas atinge o intelecto, a fé salvadora vai além, pois afeta a nossa vontade e nossas ações.

Qual o tipo de fé exercemos hoje? A nossa fé é uma fé que expressa ações? Ou a nossa fé está apenas no conhecimento intelectual do evangelho? Não seria então a minha fé como sendo a “fé demoníaca”? se sim, qual o caminho que devo trilhar?

Conclusão:

 Podemos concluir afirmando que as obras não produzem fé, mas a fé produz obras e as obras apenas confirmam a nossa fé. O contraste é entre a fé sem obras e obras sem fé, e não entre fé e obras.

Neste texto fica claro que o problema dos irmãos daquela igreja não era ortodoxia (doutrina corrente) mas a ortopraxia (a prática correta), eles não tinham problemas de como “crer” mas de como “fazer”. Talvez essa seja o nosso maior problema também. No final solicite que um jovem leia o texto de 2 Co. 5:10.

Que Deus abençoe seu grupo de estudo e reflexão.

Pr. Ricardo Campos

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.