In God we trust

PGzão O primeiro

02-08-2014 10:05

ESTUDO PG SOBRE A CARTA DE TIAGO

Texto: Tiago 2.17

Introdução

A epistola de Tiago é uma carta prática, portanto o seu proposito é caracterizado por instruções para o viver diário, alguns escritores a chamam de “guia prático para a vida e a conduta cristã”.

1.    Vamos analisar a figura de Tiago, o irmão de Jesus.

Tiago era o irmão mais velho de Jesus (Mc. 6:3) Ao mesmo tempo ele se colocava como “servo” e chama Jesus Cristo de “Senhor”, Tiago testemunha claramente que, graças a Deus, reconheceu que seu irmão mais velho era realmente tudo o que Ele afirmava ser.

Que significado poderia ter para nós hoje, Tiago, irmão de Jesus, denominar-se servo? Qual deve ser a nossa posição? Porque?

2.    Para quem Tiago escreveu?

“... as doze tribos que se encontram na Dispersão, saudações.” (Tg 1.1)

Esta carta foi incluída na divisão do NT que ficou conhecida como “Epístolas Gerais”, porque não se dirige a um leitor ou igreja especifica. Mas há evidencias internas que demonstram que Tiago escreveu para um publico especifico (Tg 2.2).

Depois do exilio babilônico (538 a.C.) as doze tribos de Israel não existiam mais fisicamente, mas a expressão sempre era usada para indcar o povo de Deus reunidos nos últimos dias, ou seja “a igreja como um novo povo pactual de Deus”

Quando se diz que a carta de Tiago foi escrita para as doze tribos, que tribos são essas? Nós fazemos partes dessas tribos? Por quê?

“Que se encontra na dispersão”

O termo dispersão que vem do grego “diáspora” era usado aos judeus que viviam fora da Palestina. Essa expressão atingi a nós por conta de uma metáfora, caracterizando os cristãos em geral como aqueles que viviam longe de seu verdadeiro lar celestial.

Leia At. 11.19 e responda. Quem eram os dispersos no sentido do NT?

De que maneira nós hoje poderemos ser considerados dispersos?

Por que razão podemos então afirmar que a carta de Tiago nos atinge?

3.    O que Tiago pretendia transmitir a seus leitores? (Tg 1.22)

Tiago nos deixa bem claro que escreveu sua carta para dar conselhos práticos, encorajar aqueles que estavam sofrendo na dispersão e corrigir a conduta de certos cristãos. A fé e obras são exemplos claros dessa conduta.

Pra você qual a importância da relação fé-obras para a vida cristã?

Outras questões práticas e éticas da vida cristã, que sendo bem trabalhadas na nossa juventude farão a diferença na nossa conduta.

Conclusão

Questões trabalhadas por Tiago como: provação, pobreza e riqueza, tentação, sabedoria, acepção de pessoas, mau uso da língua, mundanismo, soberba, maledicência, omissão da prática do bem e muitos outros temas que também são apresentados por Jesus no sermão do Monte (Mt 5-7) são correlacionados a nossa juventude, são temas que hoje vivenciamos na prática.

Se precisarmos resumir Tiago eu diria eu diria que ele remove todo o pensamento de que a fé pode estar presente em uma vida não transformada. Tiago resume que não podemos conhecer a Deus em teorias, mas na prática.

Como está a sua vida? Você tem experimentado Deus na prática? Você tem sido um jovem que pratica o exercício da fé? Como é sua conduta na faculdade, trabalho e família?

Vamos fazer algo na prática? Que tal começarmos pela a leitura da carta de Tiago? Se comprometa diante do Senhor em ler toda a carta essa semana. E se comprometa a participar dos PG’s em que estudaremos mais a carta de Tiago.

Que Deus nos abençoe!

 

 

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.